Decifrando Iluminuras

cities1
A Construção de Veneza, Sycambria, Cartágo e Roma. Master of the Geneva Latini Jean de Courcy, Chronicle of the Bouquechardière, Rouen, ca. 1450-1475-BL. Harley Ms.4376,fl.150

Quando vislumbramos uma iluminura, nem imaginamos os mistérios que essas belezas contêm. Os iluminadores eram sagazes artistas, e deixavam para futuros pesquisadores e observadores analisarem e decifrar seus segredos. Provavelmente cada um tenha a sua interpretação sobre as mesmas. A minha e de outros historiadores sobre a iluminura acima é a seguinte: esta Iluminura retrata uma história francesa do mundo. Documenta a construção de quatro grandes cidades do Império Romano e de como seus fundadores lendários as veem.
O colorido brilhante e a fantasia artística dos edifícios revelam as qualidades e o conhecimento que o iluminador teve em descrever esta cena. Em vez de tentar recriar a aparência atual desses lugares e sua arquitetura, ele utiliza as formas da arquitetura gótica europeia do Norte a partir de sua visão. Talvez nem conhecesse essas cidades, mas através, possivelmente, de relatos de contos, de lendas e de outros manuscritos e iluminuras, ele, no seu imaginário, desenha e ilustra as representações de quatro cidades que foram muito importantes, vide anotação abaixo sobre Sycambria, no Império Romano.
A beleza das iluminuras é indiscutível, mas em seus traços há sempre alguma descoberta a ser feita. *Sycambria, a cidade mistérios dos germanos, deveria ser mais bem estudada e explorada. Conhecemos as outras cidades, mas a iluminura acima nos diz que devemos nos infiltrar nos conteúdos artísticos dos iluminadores, pois nos conta a história medieval e, por conseguinte o posterior, o futuro.

*Um trabalho anônimo de 727 chamado Liber Historiae Francorum afirma que após a queda de Tróia, 12.000 troianos liderados por chefes de Príamo e Antenor se mudaram para perto do rio Tanais, estabelecendo-se na Pannonia ao lado do Mar de Azov, e ali fundaram uma cidade chamada Sycambria. Uma variação dessa história também pode ser lida nos inúmeros manuscritos medievais, que citam tal cidade frequentemente, principalmente na literatura de contos de feitos heroicos de cavaleiros.
Historiadores, incluindo testemunhas oculares como César, deram-nos respostas concretas sobre Sycambria, situada no delta do rio Reno. Os arqueólogos confirmaram o assentamento permanente de povos naquela localização. O lado mítico de Sycambria surge fortemente, como uma cidade cheia de mistérios, a partir dos francos, incluindo-a em uma geografia incorreta a dos arqueólogos. Alguns estudos recentes de historiadores como; Ian Wood e Wallace-Hadrill, rejeitam a cidade como uma lenda-histórica. Mas durante a Idade Média Sycambria, para os medievos, foi uma cidade germânica repleta de histórias fantásticas e dignas de serem citadas em vários manuscritos e iluminuras medievais em virtude de sua singularidade.

Paulo Edmundo Vieira Marques

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s