Benozzo Gozzoli – Uma Pequena Biografia

O Jovem Homem de chapéu vermelho que se presume ser o auto-retrato de Benozzo Gozzoli

Escrevo essa pequena biografia, pequena mesmo, mais pela extrema admiração que tenho por Benozzo Gozzoli. Certamente, futuramente, pesquisarei com um maior embasamento sobre o artista, escreverei artigos de maior consistência e com maiores detalhes que o grande pintor merece.

Benozzo Gozzoli, nasceu em em Florença em 1420 e faleceu em 1497. Nascido de família humilde, chamava-se Benozzo di Lese di Sandro, apelidado Gozzoli.

Trabalhou na catedral de Orvieto com Fra Angélico, depois em Montefalco e Viterbo. Fixa-se em Florença, onde executa obras para a família Médicis. Demora-se alguns anos em Pisa, para fazer decorações no Campo Santo, destruídas na última guerra, Segunda Grande Guerra Mundial. Teve uma morte com agonia em virtude da peste que adquiriu e se prolongou por algum tempo.

Entre as suas principais decorações e afrescos estão as da capela do palácio Médicis, hoje palácio Médicis-Riccardi, com os temas Anjos em Adoração, Adoração dos Pastores e Cortejo dos reis Magos. Nestas composições, as personagens bíblicas são membros da família Médicis e figuras da sociedade florentina da época.

Discípulo de Fra Angélico, recebeu desde também grande mestres, a influência do colorido, particularmente dos azuis, vermelhos e dourados. No decorativismo minucioso e aristocraticamente suntuoso, mostra sugestões das iluminuras e mosaicos bizantinos.

Suas principais obras foram: decorações com afresco na igreja dso convento de São Fortunato, em Montefalco; na capela do palácio dos Médicis, em Florença e na igreja de Santo agostinho, em San Gimignano: a Virgem, o Menino e os Anjos e A Virgem o Menino e os santos (Pinacoteca de San Gimignano); Triunfo de São Tomás de Aquino (Museu do Louvre) e Descida da cruz (Coleção Horne, Florença).

Madonna e a Criança, 1460-1463

Paulo Edmundo Vieira Marques

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s