Ritual de Investidura de um Cavaleiro do Século XII

1. [Invocação do Senhor, de Cristo e da Santa Mãe de de Deus]

2. “Senhor, ouve\as nossas preces, e digna-te abençoar com a Majestade da tua mão Direita esta espada, com que este Servidor desejou ser cingido, para que ela sirva para a proteção e defesa das igrejas, das viúvas, dos órfãos e de todos os servos de Deus contra o furor dos pagãos, e leve a todos os assaltantes terror e medo”

3. {Invocação da proteção divina]

4. “Quanto a ti, agora que estás a ponto de ser feito cavaleiro recorda estas palavras do Espírito Santo: “Valente guerreiro, cinge a tua espada (Salmo 45:4); esta espada, é de fato a do Espírito Santo, que é a palavra de Deus. Com esta imagem, afirma pois a Verdade, defende a igreja, os orfãos, as viúvas, os que rezam e os que trabalham , ergue-te prontamente contra aqueles que atacam a santa igreja, para surgir coroado, na presença de Cristo, armado do gládio da Verdade e da Justiça”

5. “Recebe esta espada, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

6. Recebe esta lança, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

7. Recebe este escudo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

8. Recebe estas esporas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém”

Ordinatio militis de Itália do Sul (século XII), ed. R.Elze, Konigskronung und Ritterweihe. Institutionen, Kultur une Gsesllschaft im Mittelatter. Festschrift Josef Fleckenstein zu seinem 65. Geburstag Sigmaringen, 1984,p.341.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário